___
Uma pequena história dos 25 anos de Aikido na UnB
Paradigma é a forma de uma pessoa, um grupo, uma sociedade inteira enxergar o mundo, tendo em vista seus valores, hábitos, cultura, conhecimentos e relações.
Quando se tem acesso a uma Arte Marcial, ela traz consigo toda uma coleção de dados, informações e conhecimentos, gerados ao longo de sua formação, construídos por pessoas, grupos e entidades que enfrentaram desafios e superações.
Para cada um dos praticantes, dominar e crescer nessa Arte, além da melhoria física, mental e espiritual, resulta num aumento do seu capital intelectual, pela convivência, conversas e estudos relacionados, que ocorrem segundo um círculo crescente, onde:
a) Adquire-se novo conhecimento diretamente dos praticantes mais antigos e experientes;
b) Começa um processo de externalizar o que foi aprendido para que outros mais recentes possam ter acesso ao que foi absorvido;
c) Ocorre um processo de transformação para melhorar o que foi aprendido, pela combinação com os ensinamentos de outros praticantes;
d) Finalmente, esses novos conhecimentos são absorvidos e geram outros novos que transformam os praticantes, resultando em soluções, também novas, para o desenvolvimento da Arte Marcial.
Essa transformação - onde o praticante, o grupo e sua convivência com a sociedade experimentam novos enfoques, novas atitudes, novos comportamentos e provável melhoria nas relações humanas - alavanca a formação de um novo paradigma.
Com isso, questões como a socialização, a redução da violência, a motivação para dedicação e comprometimento à aprendizagem devem sair fortalecidas.
Por isso, quando os instrutores e praticantes de todos os níveis realizam os movimentos, devemos absorvê-los com os nossos sentidos conscientes, com humildade e respeito, confiantes de estar caminhando nesse círculo crescente.
Nelson Takayanagi – Brasília, 11 de julho de 2014 - AIZENKAI
Aizenkai.