Notas do Seminário de Horikoshi Sensei (7ºDan - Aikikai)
Dojo do Templo Budista Norio Haritani em Brasília
d e 1 a 3 de setembro de 2017, sob supervisão de
Ichitami Shikanai Sensei (7ºDan - Aikikai)

 

“Para alcançar o topo do Monte Fuji existem diferentes caminhos, assim como existem diferentes estilos de Aikido. Estude com cuidado e observe bem para não misturar, tanto os caminhos como os estilos, para alcançar o topo”. (Haruyoshi Horikoshi )


1. Treino de movimentos fundamentais:
1.1. Saídas de Irimi, Tenkan e Kaiten, consciente da postura e do quadril;
1.2. Shomen uchi, yokomen uchi e tsuki (estudar a entrada para desviar do choque frontal);
1.3. Funakogui undo, com o quadril iniciando os movimentos “koshi no tanden”). Exercitar sozinho ou com parceiro segurando os pulsos;
1.4. Afastar no momento certo do shomen uchi. (escorregar para trás de irimi ou trocando os pés antes de afastar).
2. Uso das mãos:
2.1. Segurar a partir do mindinho (sequência de 1 a 4);
2.2. Movimentar-se no instante 2 (se esperar até 4, fica tarde demais);
2.3. Utilizar a respiração para iniciar o movimento, onde a energia sai do mindinho (“ki no nagare”);
2.4. Treinar fechando os olhos para perceber o “timing” (sincronismo);
2.5. Treinar estático e dinâmico para acertar o timing da pegada;
2.6. Lustrar essa percepção (“kono kankaku o migaite kudasai”).
3. Treino de postura, sincronismo e distância
3.1. Buscar sempre o equilíbrio a partir do quadril;
3.2. Não se inclinar ou ficar muito perto ou longe demais;
3.3. Estudar o objetivo do movimento, a distância e o timing (“tai sabaki no shisei”);
3.4. Defesa de yokomen uchi (o tori desvia na última hora da linha antes do corte e o uke gira o quadril e defende como ikyo undo);.
3.4.1. Sempre verificar que o corte de quem ataca não atinge o uke.
4. 6 defesas utilizando kote gaeshi (segurada de katate ryote mochi e o uke com a palma para baixo no centro do corpo) nota: sair sempre de irimi para evitar o choque frontal (sair da linha – tai sabaki):
4.1. saída de dois tenkan;
4.2. saída de um tenkan, corte tipo nikyu e girando a mão do uke fazer kote gaeshi trocando os pés;
4.3. saída de tenkan, pegar o braço para iniciar o Ikyu mas fazer henka waza entrando por baixo do braço, kaiten e trocar os pés para fazer o kotegaeshi;
4.4. irimi para o lado e para trás, levantar a mão na vertical, pegar a mão do uke e aplicar kote gaeshi, trocando os pés para dar espaço ao uke cair;
4.5. saída de kaiten, pegando o outro braço para movimento tipo 4.2;
4.6. saída de kaiten, para movimento do tipo 4.3.
5. Treino de Kokyu ho para katate ryote mochi:
5.1. Afastar bem o pé da frente;
5.2. Passar o outro pé na frente e ficar com os dois pés paralelos ao tori;
5.3. Levar a mão que está segura para sua frente e levantar utilizando o corpo (pode até fazer uma pequena torção), tirando o tori do equilíbrio
5.4. Relaxar todo o corpo e desenvolver a respiração, cuidando em levar o “cotovelo na costela”, com o braço na posição vertical.
6. Kumi tachi número 1 de espada, com “ken no ri” e “tai no ri” (de um total de 5 kumitachi). Treinar como segurar, como cortar, onde colocar a força na pegada (mão esquerda: 90%) e a direita (10%) para dar direção e conforto. Testar inicialmente segurando somente com a mão esquerda.
6.1. Lado do “shidashi”:
6.1.1. Subir shomen, escorregar para trás, evitando o corte e descer a espada até chudan;
6.1.2. Defender o yokomen uchi cuidando para que a espada possa entrar em tsuki, provocando o segundo ataque;
6.1.3. Defender o segundo kirikaeshi, imobilizando o uchidashi.
6.2. Lado do uchidashi:
6.2.1. Sair com o pé de trás (esquerdo) para cortar na horizontal e sair de irimi, apontando a espada no rosto do shidashi, cuidando com a distância (mutuamente);
6.2.2. Cortar kirikaeshi na cabeça até perceber que pode ser estocado;
6.2.3. Cortar novamente do outro lado, até ser imobilizado.
6.3. Ken no Ri número 1
6.3.1. O Shidashi entra em 90 graus com relação ao uchidashi antes de receber o primeiro kirikaeshi e corta de baixo para cima, no braço do uchidashi;
6.3.2. A postura do shidashi deve evitar o corte por baixo do uchidashi (não entrar irimi demais).
6.4. Tai no Ri número 1
6.4.1. No mesmo lugar da defesa do shidashi, segurar a espada passando a mão paralela ao braço, descer a sua espada para o lado e cortar, podendo escorregar para jogar o uchidashi.
6.5. Ken no Ri número 2
6.5.1. Idem anterior, mas fazer a defesa do outro lado, no segundo corte do kirikaeshi.
6.6. Tai no Ri número 2
6.6.1. Idem anterior, no segundo corte.
7. Kata 7 (tandoku e kumitachi)
7.1. Lado 1, que inicia o movimento:
7.1.1. Tsuki;
7.1.2. Defesa acima da cabeça com a mão direita na ponta do bastão e colado na cabeça;
7.1.3. Jodan gaeshi ;
7.1.4. Volta à posição inicial, afastando para preparar o gedan gaeshi;
7.1.5. Gedan gaeshi;
7.1.6. Defende tsuki no quadril;
7.1.7. Tsuki no quadril.
7.2. Lado 2
7.2.1. Inicia com o bastão em gedan;
7.2.2. Defesa acima da cabeça, segurando a ponta encima da cabeça;
7.2.3. Jodan gaeshi;
7.2.4. Afasta e prepara gedan gaeshi;
7.2.5. Gedan gaeshi e prepara tsuki;
7.2.6. Tsuki e recebe o corte, e a estocada no quadril.
8. Kaiten Zushi
8.1. Tanto para treino de kumitachi de espada quanto do kata 7;
8.2. Formar fila um de frente ao outro, podendo ficar, por exemplo, 7 duplas;
8.3. Executar duas vezes o movimento;
8.4. Um lado da fila escorregar para a direita;
8.5. O outro lado também escorregar para a direita;
8.6. Executar duas vezes o movimento;
8.7. Repetir o deslocamento até todos treinarem com todos, os dois lados.
9. Defesa de ataque de jo em tsuki
9.1. Afastar de irimi para ficar fora do alcance do bastão;
9.2. Segurar em 3 o bastão com a mão esquerda;
9.3. Avançar o pé direito, segurando a ponta com a mão direita acima da cabeça;
9.4. Cuidar para que a outra ponta fique na altura do peito do atacante;
9.5. Escorregar a mão da frente até a posição 4;
9.6. Fazer ligeira pressão para cima do uke ;
9.7. Quando sentir o desequilíbrio, girar o bastão descendo a mão de cima como kuritsuke e cotovelo na costela;
9.8. Escorregar para frente para jogar o parceiro para trás dele.
10. Defesa livre em katate tori
10.1. Tenkan, irimi, kaiten para realizar kokyu ho, kaiten nague, iriminague, kote gaeshi;
10.2. O objetivo não é jogar ou derrubar ou aplicar todo o golpe;
10.3. É estudar movimento corporal (tai sabaki) de desvio, mantendo a estrutura e a estabilidade do quadril (“koshi o ishikisite iru”);
10.4. Desenvolver e estabilizar o movimento do quadril é o objetivo do treino (“koshi ga antei suru”).
11. Katadori uchi komi
11.1. Neste treino, quem segura também toma a iniciativa do ataque de shomen, dando o passo para frente, podendo gerar muita energia;
11.2. A defesa parte da postura de 45 graus, virando para ficar de frente com o uke e colocar a palma da mão (do braço onde o tori segura) na cabeça para forçar o desequilíbrio;
11.3. Depois pode fazer as duas saídas de tenkan (ikyu voltando ou afastando o corpo).
12. Kaeshi waza de nikyu ura
12.1. Cuidar para que a perna ajoelhada fique perto do uke;
12.2. Levar o braço preso na posição vertical bem na frente para poder deslocar o uke e executar o contragolpe, por exemplo, em sankyu.

AIZENKAI – Notas de Nelson Takayanagi – Setembro de 2017.
40 participantes, das academias de Anderson, João, Mauricio, Edison, Aginaldo, Ivan, Ricardo (Rio), Vanessa, Evaldo, Leandro (BH) e Nelson

 

 

 

 

Aizenkai.