Artigos

 

Uma pequena história dos 25 anos, desde 1988, do Aikido na UnB

 

Texto elaborado pelo Sensei Nelson Takayanagi, por ocasião das comemorações dos 25 anos de Aikido na UnB, em novembro de 2013.

 

Em velhos tatamis de palha cobertos de lona de algodão verde, de dupla camada, ficando os mais surrados na parte de baixo e colocados sobre tábuas montadas em cima de pneus, foi dado início à prática do Aikido pela professora Veralúcia Pimenta de Moura, graduada faixa preta – shodan- em Brasília, oficialmente no dia 08 de novembro de 1988.


O local do treinamento, dojo, ficava num pátio do Centro Olímpico da UnB, exposto a ventos e coberto por uma laje com infiltrações. Fazia frio no inverno e, na época das chuvas, os vazios de tatami que eram removidos para fugir das goteiras, faziam a festa dos pernilongos, gambás, saruês e ratos.


Com a interrupção das aulas de Aikido pelo Prof. Tibery, um dos seus alunos, Nelson Takayanagi, shodan (1º. Dan) na época, buscou a UnB para continuar a sua prática na turma da professora Veralúcia. Logo em seguida, com a viagem da professora Vera ao Canadá para a realização do doutorado, as aulas foram assumidas por este professor que deu continuidade à atividade até os dias atuais.


Naquela época, havia algumas iniciativas no Rio e em São Paulo (grupo dos professores Shikanai, Kawai e Ono), e em Brasília, por iniciativa do Prof. Martins, falecido em 2012, aluno do prof. Nakatani, foram formadas turmas nas dependências da AABB. Isso ocorreu há 40 anos, sendo que novas turmas foram formadas pelos professores Tibery e Santos.


Com dificuldade de transporte coletivo até o local do treino, os praticantes, em número reduzido, eram constituídos em sua maioria por estudantes da UnB, que aproveitavam seus momentos livres e o interesse em conhecer uma arte marcial de pouca divulgação. A atividade encontrava-se vinculada a uma Diretoria de Assuntos Comunitários, objetivando a participação da sociedade local nas atividades universitárias da UnB.
Uma arte marcial que exigia dedicação, comprometimento e continuidade, por um prazo relativamente longo comparado a outras artes marciais, apresentava pouca atratividade para a população em geral.


Poucos sabiam que o Aikido ministrado na UnB tem por supervisor um representante da Academia Central do Japão, o professor Ichitami Shikanai, em linhagem direta com a do fundador do Aikido, Morihei Ueshiba e deste com Kobayashi Sensei (aluno do O Sensei).


Nos primeiros anos, houve uma turma conduzida também por Mário Coutinho, que possibilitou que as aulas fossem transformadas em prática desportiva.


Após cinco anos, o dojo foi transferido provisoriamente para a sala de Ginástica Olímpica, no edifício da Faculdade de Educação Física, enquanto seria reformado o Centro Olímpico, retornando ao local original - onde se encontra até hoje -, somente 10 anos depois.


Vale ressaltar que a prática do Aikido vem ocorrendo de forma contínua nos últimos 25 anos. Há 14 anos foi introduzida uma outra linhagem de arte marcial conhecida como Shinto Muso Ryu Jodo, promovido por Shikanai Sensei, iniciada com a vinda do Mestre Nishioka Tsuneo em 1999 a Brasília. Este indicou o casal Phil e Nobuko Relnick, Menkyo Kaiden de Seattle (EUA), para a transmissão da arte.


Após 15 anos de atividades, o Aikido da UnB começou a aprovar os primeiros faixas pretas, iniciando-se com os alunos Miguel de Almeida Lima, Luciano Melo Moreira Lima, Paulo Thiago Soares da Silva, Ronaldo Hiromi Arakaki, Lênin Veloso Pascoal, Márcio Henrique de Menezes, Iliana Takayanagi, Idelvan de Souza Menezes, Luciene Emiko Arakaki e Paulo Roberto Luchtenberg. Foram agregados ao grupo os praticantes Eniomar J. M. de Souza (aluno do prof. Roberto), Raimundo Nonato C. Filho (aluno do prof. Martins) e Luciano Noleto (aluno do prof. Aginaldo).


Hoje o Aikido da UnB faz parte do grupo do Shikanai Sensei, onde se encontram os professores Edison (4º. Dan) e Mauricio (3º. Dan), que ministram o Aikido no Templo Budista, Aginaldo (3º. Dan) no Previ e na Casa do Ceará, Roberto (2º. Dan), em Anápolis, Marcelo (1º. Dan), na Asa Sul, Idelvan (1º. Dan), no Núcleo Bandeirante, Nonato (1º. Dan) - na Asa Norte, Setor de Clubes Sul, Guará e Taguatinga -, além dos professores formados pelo Martins Sensei: Anderson, João e Jadir (4º. Dan) e outros.


Qual o futuro do Aikido da UnB? Embora muitos tenham interrompido, outros retornado, e outros não estejam mais entre nós, o Aikido da UnB continua aberto a todos os interessados, sendo referência a pessoas que buscam seu caminho. Esperamos que este caminho continue sendo perseguido e que tenha continuidade por meio dos praticantes formados desde então.


 

 

Aizenkai.