___

Uma pequena história dos 25 anos de Aikido na UnB

ler artigo...

 

 

 

 

Passagem de Nishioka Sensei

Consternados e emocionados recebemos hoje, 23 de fevereiro de 2014, a notícia de que Nishioka Tsuneo Sensei faleceu no dia 8 de fevereiro, um dia após completar 90 anos. A causa mortis foi pneumonia.


Segundo nos informou Phil Sensei, de Seattle, ele foi sepultado numa cerimonia onde somente participaram os familiares, não sendo convidado nenhum de seus alunos ou amigos. Sua esposa tinha falecido pouco antes, em 22 de agosto de 2013.


Nishioka Sensei praticou o Jodo por mais de 75 anos e sempre nos contava que precisava nele se aprimorar. Foi um exemplo de ensinamento a todos nós.


Ele recebeu o mais alto título de Menkyo Kaiden de seu mestre Shimizu Takaji (1896-1978), conhecido como 25º na linhagem do que foi denominado Shindo Muso Ryu Jodo ou simplesmente SMR.


Ele foi fundador da Associação – Seiryu-Kai e é considerado o segundo mestre na transmissão dos ensinamentos de Shimizu Sensei do SMR. Também é conhecido como o 26o. na linhagem do KSR.


A busca do caminho espiritual por meio do estudo e repetição dos movimentos fundamentais do SMR constitui a Arte Marcial originada numa inspiração de Muso Gonnosuke Katsuyoshi em torno de 1605, exímio espadachim do Katori Shindo Ryu – KSR, este com mais de 15 séculos de tradição.


Esperamos que o conhecimento do SMR, transmitido através de uma relação mestre-discípulo por meio da prática e da reflexão, por vários séculos, transformando-se num patrimônio da humanidade, continue sendo disseminado e aprimorado pelos praticantes ao longo dos próximos séculos, sendo utilizado como instrumento de evolução dos indivíduos e da sociedade.


Nishioka Sensei veio várias vezes ao Brasil, ensinando-nos diretamente ou por meio de Shikanai Sensei, responsável pelo SMR no Brasil. Ele participou do encontro internacional – IJF (International Jodo Federation) em Belo Horizonte em 2006 e esteve em Brasília em 1991 onde nos apresentou um aquecimento com bastão, que até hoje utilizamos no início das práticas.

 

Nelson Takayanagi – Brasília, 24/02/2014 - AIZENKAI

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aizen-kai.